Saiba um pouco mais sobre flange de aço inox

Componente usado na vedação de sistemas de tubulações

Os flanges de aço inox são basicamente juntas de vedação que podem conter um jogo de parafusos e porcas, mas em alguns casos o uso do flange pode ocasionar vazamentos, por isso você deve adquirir o flange que se adequa ao seu projeto. Utilizado na junção de duas partes da tubulação, o que facilita a montagem e desmontagem sem que seja preciso desmontá-lo novamente.

Os flanges de aço inox são denominados integrais, ou seja, são fundidos ou forjados junto ao tubo, válvulas, bombas, compressores e outros equipamentos, podendo ser denominados também como independentes, roscados ou soldados. Você encontrará flanges nas normas ANSI/ ASME, a norma ANSI B16.5 para diâmetros de até 24 polegadas e a B16.47 para diâmetros acima de 24 polegadas.

Conforme a norma ANSI B16.5, o flange pode ter um faceamento mais usado em flanges de aço, o ressalto pode ter ranhuras e podem ser totalmente lisos, empregados em materiais mais frágeis, onde o aperto do parafuso pode danificar o mesmo.

Quando os flanges têm o mesmo diâmetro eles são diferenciados pelas classes de pressão que podem variar entre 150#, 300#, 600#, 900# 1500# e 2500#, mostrando os limites de pressão interna que o flange suporta em função da temperatura da operação.

Existem vários tipos de flanges de aço inox, entre eles estão os flanges tipo pescoço, sobreposto, roscado, encaixe, solto, orifício, soquete, raquete e o cego, usados em diversas aplicações.

Para saber mais sobre flanges de aço inox, entre em contato com a Flanjaço, empresa líder em qualidade no mercado.