Válvula solenoide controla o fluxo de líquidos e gases

Dispositivo é utilizado mundialmente nas indústrias

A válvula solenoide é um dispositivo eletromecânico controlado. Este nome surgiu por conta do principal componente ser uma bobina elétrica com um núcleo ferromagnético móvel no centro, chamado de êmbolo.

 

O êmbolo é responsável por tampar um pequeno orifício onde circula o fluido, quando a corrente elétrica passa pela bobina, a mesma gera um campo magnético que por sua vez exerce uma força no êmbolo, que abrirá e fechará o sistema da válvula.

 

Válvula solenoide é responsável por controlar o fluxo de líquidos e gases em um sistema. Esse dispositivo é um dos mais utilizados mundialmente nas indústrias, em circuitos de gás e líquido.

 

Você pode encontrá-lo em sistema de tecnologia de ar comprimido, piscinas, automação industrial, aquecimentos, sistemas de aspersão, máquinas de lavar roupa, equipamento odontológico, sistemas de lavagem de carros e sistemas de irrigação.

 

E dá para encontrar as válvulas solenoides no mercado por duas classificações, como ação direta e ação indireta. O que diferencia as classificações das válvulas são os tipos de operações.

 

Válvulas de ação direta são recomendadas para sistemas que tenham baixa capacidade e pequenos orifícios de passagem de fluidos. Já a válvula de ação indireta é ideal para sistemas maiores, por ser controlada por piloto.

 

Uma vantagem da válvula solenoide é que ela necessita de pouca manutenção, quase inexistente. O que pode ocorrer é o desgaste natural do sistema de vedação, após um longo tempo de uso quando o sistema precisará de novas válvulas.