Para controlar melhor a pressão do seu sistema use válvulas direcionais hidráulicas

Equipamento serve para controlar o volume, direção e pressão do fluido

As válvulas direcionais hidráulicas são dispositivos que servem para controlar a pressão, direção ou volume do fluido presente no sistema hidráulico. A função desse dispositivo é indicar a direção que o fluxo deve seguir, controlando a saída, parada e sentido de vazão.

A estrutura da válvula direcional hidráulica é composta por um corpo (carcaça) com passagens internas (cilindros), êmbolo de comando e uma ou duas molas de retorno. Estes equipamentos estão presentes em sistemas de transporte de água ou gás.

Como implantar a válvula direcional hidráulica no sistema? Antes da montagem do sistema é essencial escolher as válvulas a serem usadas, no ‘rascunho’ do seu circuito inclua as válvulas e represente elas com retângulos. O desenho serve para demonstrar o esquema hidráulico, é importante porque define quantas válvulas direcionais hidráulicas serão utilizadas no projeto, considerando o número de posições, vias, tipos de retornos, posições de repouso e comandos utilizados no acionamento.

Para as válvulas atuarem em várias posições é necessário que elas sejam acionadas por um tipo de comando que pode ser direto ou indireto.

As válvulas direcionais podem variar no mercado, podendo ser de duas, três, quatro ou mais vias. A válvula de duas vias possui duas passagens que podem ser conectadas e desconectadas; válvulas de três vias possuem via de tanque, via de pressão e via de utilização, sua função é esvaziar alternadamente um orifício; válvula de quatro vias é usada na reversão do fluxo.

Para saber qual é a válvula recomendada para o seu projeto, acesse e preencha o formulário online.